Atualização de sistemas Moodle

Motivados pelo súbito incremento da dependência nas plataformas Moodle para a comunicação entre docentes e alunos e pelo facto dos sistemas existentes se encontrarem algo desatualizados no software e sistema operativo de suporte; ocorrendo significativa lentidão em diversos períodos do dia.

Realizámos entre os dias 25 e 27 uma significativa remodelação do sistema com a utilização de um sistema operativo moderno e atualizado (Debian 10), utilizando diversas técnicas para suporte de elevado desempenho e maiores garantias de independência entre instâncias em períodos de picos de carga numa delas, evitando degradação de desempenho nas restantes.

Durante o processo foram identificados alguns pormenores de parametrização que atrasavam (ou até impediam) em alguns casos o envio de email pelos sistemas, situação que foi resolvida em todos os casos identificados.

O acesso por parte da comunidade continuará a realizar-se como até agora, sem necessidade de alteração de procedimentos ou endereços de acesso, ocorrendo redirecionamentos automáticos quando necessário.

O acesso base à plataforma faz-se em: https://moodle.ipl.pt/

A identificação no acesso a todas as instâncias, exceto ISEL, faz-se utilizando o endereço de email institucional e a respetiva palavra-chave, os mesmos atualmente usados no acesso ao portal académico, rede sem fios eduroam, VPNs, Vídeo-conferência Colibri, Office365, GoogleApps, etc.

O Moodle e portal académico do ISEL utilizam credenciais distintas no acesso.

No âmbito desta manutenção foram intervencionadas as instâncias SSO, ESD, ESML, ISCAL, ESCS e ESTeSL

Devido à incompatibilidade de alguns componentes em uso no Moodle da ESELx, a manutenção realizada foi reduzida, permanecendo em funcionamento no servidor antigo até que essas dependências se encontrem ultrapassadas.

Agradece-se o envio de informações acerca de anomalias imprevistas identificadas nestes sistemas para os nossos contactos de suporte.

Posted in Notícias and tagged , .