Atualização dos servidores de encaminhamento de e-mail

Durante a tarde de ontem foi realiza a substituição dos servidores de encaminhamento de e-mail por sistemas completamente atualizados.

Infelizmente apesar dos nossos testes prévios de validação da instalação não o terem detetado, algumas aplicações de e-mail revelaram incompatibilidades e devido a diferenças no software ocorreram também problemas no processamento das mensagens provenientes do exterior.

Problemas identificados:

  1. Clientes muito desatualizados que não suportam as formas de segurança TLS atualmente recomendadas (>1.1)
    • Problema mitigado ao fim da tarde com a habilitação das formas de segurança (não recomendadas) TLS1 e TLS1.1
  2. Clientes que tentam usar um formato internacional (UTF8) na indicação de destinatários
    • Problema resolvido na manhã de hoje com a atualização do software para uma versão de pré-produção que já suporta os clientes que tentam usar a funcionalidade sem que o servidor anuncie que a suporta
  3. Erros de processamento durante as validações de origem do email (SPF) recebido do exterior, causavam rejeição temporária de mensagens
    • Resolvido durante ao início da manhã de hoje com a substituição do troço de programação incompatível.

Apela-se aos responsáveis pela manutenção das aplicações de correio “Outlook” ao serviço das escolas para a conclusão do processo de atualizações dos Outlook2010 e Outlook2013 para versões mais recentes para que não seja necessária a degradação do nível de segurança de comunicações para o suporte destas (ponto 1. acima).

Posted in Notícias and tagged , , , .