Configuração manual da rede sem fios eduroam no Windows XP

Este guia tem como objectivo a configuração da rede sem fios eduroam no Windows XP

1

Seleccionar o icon da rede sem fios com o botão direito do rato e escolher a opção “View Available Wireless Networks”.

2

Deve ser visível a rede “eduroam” que vamos usar.

Esta rede ainda tem de ser configurada, para que se possa ligar a ela. Escolha a opção “Change advanced settings“.

3

Caso apareça “eduroam” na lista de redes preferidas, escolha a opção ilustrada “Properties“.

4

Configure os parâmetros de acordo com a imagem abaixo para o acesso compatível “eduroam”.

5

Escolha “Authentication“. No tipo de EAP (Extensible Authentication Protocol) escolher Protected EAP (PEAP)

Certificar-se que mais nenhuma opção se encontra activada.

Pressionar para configurar as propriedades da autenticação.

6

Escolher para Validar o certificado.

Procurar e seleccionar o certificado “AddTrust External CA Root”.

A opção “Enable Fast Reconnect” não deve estar seleccionada.

Para maior segurança a opção “Connect to these servers” deve conter “wifi.net.ipl.pt

Escolher o método de autenticação como “Secure password (EAP-MSCHAP v2)” e pressionar para configurar.

7

Nesta janela, a única opção visível não deve estar seleccionada.

A Configuração está finalizada sendo necessário apenas efectuar o acesso o normal.

8

Fechar todas as janelas, clicando em “Ok” em todas elas. De seguida clicar com o botão esquerdo do rato no balão ilustrado para inserir as credenciais, .

9

Inserir o seu endereço de correio electrónico do instituto a que pertence e a respectiva palavra chave.

Não é necessário preencher o campo de Domínio.

Se após este exemplo não se conseguir ligar à rede sem fios experimente depurar o problema nos Problemas de Acesso