Configuração manual da rede sem fios eduroam para Windows ( Vista , W7, W10 )

Este guia tem como objectivo a configuração da rede sem fios eduroam no Windows Vista (similar em Windows 7)

1

Seleccionar a ligação de rede sem fios com o botão direito do rato e escolher a opção “Connect to network”.

2

Apesar da rede sem fios eduroam estar visível, necessita de ser configurada para que se possa ligar a ela.

Escolha a opção “Set up a connection or network”.

3

Escolha a opção ilustrada “Manually connect to a wireless network”.

4

Escolha as opções Security type: WPA2-Enterprise e Encryption Type: AES tal como exemplificado na figura seguinte.

5

Para configurar alguns parâmetros adicionais, escolha “Change connection settings”.

6

Confirme a configuração com a imagem e corrija os parâmetros em falta.

7

Configure os parâmetros de acordo com a imagem abaixo e seleccione “Settings”.

8

Para validar os certificados do servidor configure conforme ilustrado na figura seguinte.

Nota: A opção “Enable Fast Reconnect” tem de estar desativada e para maior segurança a opção “Connect to these servers” deve conter “wifi.net.ipl.pt

9

Nesta janela é necessário desligar a opção “Automatically use my Windows logon name and password (and domain if any)” para evitar que o sistema tente usar o utilizador e palavra-chave local do Windows como credenciais da rede sem fios.

Fechar com “OK” todas as janelas de configuração abertas.

10

Vai aparecer uma caixa de diálogo a dizer que é necessário fornecer informação adicional para a rede eduroam ou e-U. Clique nessa caixa.

11

Inserir o seu endereço de correio electrónico e a respectiva palavra-chave.

Nota: Não coloque nada no campo Logon domain.

13

Se após estes passos não conseguir acesso, repita o processo confirmando a consistência dos dados com os indicados.

Caso o problema persista tente a ajuda de um colega com sistema idêntico e que esteja a funcionar e em ultimo caso contacte os nossos serviços.