Configuração manual de uma VPN para MacOS

Este guia tem como objectivo descrever os passos necessários para configurar uma VPN no sistema operativo Mac OS.

As imagens apresentadas neste guia referem-se à criação de uma VPN para a b-on, no entanto, qualquer uma das outras VPNs pode ser configurada, bastando para tal utilizar os valores presentes na secção “Acesso para outros sistemas operativos” da pagina da VPN que pretende configurar, ou nas tabelas presentes neste guia. O Mac OS suporta VPN desde a versão 10.1, desta forma verifique se a versão que está a utilizar é igual ou superior à versão 10.1. A versão do Mac Os utilizada para criar este guia é a 10.5, e por este motivo algumas das opções podem não existir ou estar localizadas em sítios diferentes.

Criar uma ligação VPN

Para criar uma ligação VPN, escolha a opção “Network“, presente em “Apple menu” e “System Preferences“. Carregue no botão com o símbolo  “+“, situado no canto inferior esquerdo, para adicionar uma nova ligação.

Criar uma nova interface

Dependendo da VPN que está a configurar, preencha com os seguintes valores:

b-on Net100 VPNIntra
Interface VPN VPN VPN
VPN Type L2TP over IPSec PPTP L2TP over IPSec
Service Name b-on NET100 VPNIntra

Dados da ligação
Após criar a ligação, preencha as definições gerais da VPN, utilizando os valores presentes na seguinte tabela, e de acordo com a VPN que está a criar.
b-on Net100 VPNIntra
Configuration Default Default Default
Server Address bon.vpn.net.ipl.pt net100.vpn.net.ipl.pt intra.vpn.net.ipl.pt
Account Name endereco_mail@escola.ipl.pt endereco_mail@escola.ipl.pt endereco_mail@escola.ipl.pt
Encryption None
Chave IPSec Pre-Shared #IPL-VPN-BON #IPL-VPN

Definições gerais da VPN

3 – Configuração da autenticação

O passo seguinte consiste em indicar a password que o sistema deve utilizar durante a autenticação, devendo para isso carregar em “Authentication Settings…“, seleccionar a opção “Password” e introduzir a password de acesso ao email do IPL.

Definições avançadas