Desativação do acesso ao email em modo “antigo” 143/587

Há muitos anos que os nossos guias de parametrização das aplicações de correio apenas referem o acesso seguro ao email IMAPS (porto 993/TCP) e SMTPS (porto 465/TCP).

Contudo imensas aplicações continuam a realizar o acesso usando protocolos antigos por, no processo de auto-configuração, identificarem que o acesso por essa forma ainda é aceite. Nas últimas semanas detetámos cerca de três dezenas de dispositivos nestas condições.

Pela necessidade de simplificação e gestão dos servidores que disponibilizam os serviços de email do IPL bem como melhoria da segurança associada às comunicações (parte da comunicação dos protocolos em “modo antigo” fazem-se em claro), desativamos hoje, por completo, estas formas de acesso.

Segundo testes que realizámos, a maioria das aplicações irá aperceber-se de que o serviço não está disponível no modo “antigo” e automaticamente mudar para o “novo”, contudo infelizmente ocorrerão alguns casos em que tal não irá suceder.

Assim, se a partir do dia 1 de Outubro a aplicação de correio que usa (Outlook, Apple Mail, Thunderbird, etc.) não conseguir enviar e/ou receber email da sua conta institucional ipl.pt deverá proceder à correção de parâmetros conforme os guias em: www.net.ipl.pt (canto superior direito em: E-MAIL->Configurações )

Caso seja afetado por esta alteração e não consiga realizar a alteração de parâmetros indicada, solicite apoio dos serviços locais de informática ou em alternativa aos nossos, pelos contactos indicados no site.

Notas:

  • Esta alteração não afeta os acessos via Webmail que poderá usar sempre como alternativa em: www.net.ipl.pt/webmail
  • O serviço de envio via 587/TCP permanecerá disponível com restrições durante mais alguns meses mas somente na intranet, devido à dependência que alguns serviços críticos têm deste (ex. alarmísticas e impressão).
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