e-mail: Recuperação simplificada de mensagens apagadas

Recentemente atualizámos o software que suporta o acesso (IMAP) dos utilizadores às caixas de correio .ipl.pt
Na dita atualização verificou-se que o autor do software introduziu um mecanismo que simplifica o processo de recuperação de mensagens apagadas e antecipa a descontinuação do anterior mecanismo que suportava funcionalidade similar.

A instalação existente foi adaptada para adequação ao novo funcionamento do software em antecipação à descontinuação do anterior mecanismo que poderá ocorrer numa próxima atualização do software.

O atual funcionamento processa-se da seguinte forma:

Quando o utilizador apaga mensagens de qualquer pasta de e-mail, estas são marcadas como apagadas e movidas para a pasta de mensagens apagadas (Trash)

Quando o utilizador apaga mensagens da pasta Trash, estas são movidas para uma área de reciclagem agora suportada pela pasta de nome @RECICLAGEM

A pasta @RECICLAGEM:

  • Tem como propósito a recuperação de mensagens que por erro de operação ou de uma das aplicações de correio que consultam a conta, sejam apagadas (incluindo a remoção da pasta Trash)
  • O conteúdo não é contabilizado no cálculo da ocupação da caixa de correio (Quota)
  • Comporta um máximo de 100000 mensagens, quando excede, as mais antigas são definitivamente removidas.
  • Apaga automaticamente as mensagens para lá movidas após 7 dias.
  • É somente de leitura pois a gestão de apagamento sobre a mesma é gerido internamente pelo sistema.
  • É por omissão criada no sistema em modo oculto (unsubscribed), podendo ser tornada visível nas aplicações que suportem esta gestão como o Webmail.
  • Não é removível pelo utilizador, somente ocultável.

Após reporte por diversos utilizadores de alguma confusão pelo aparecimento súbito desta pasta, foi analisado o motivo para tal (ela é criada como oculta) e verificou-se que algumas aplicações como as aplicações GMail e Apple Mail igmoram a informação de pastas ocultas reportadas pelo servidor e mostram sempre todas as pastas, mesmo as marcadas como ocultas.
As aplicações de e-mail Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e Roundcube (Webmail) suportam devidamente a gestão de pastas ocultas, entre outras.
Foram realizadas tentativas de parametrização alternativa do servidor para mitigar este problema, contudo não se identificou solução viável para a ocultação da pasta nestes sistemas.

Posted in Notícias and tagged , , .