F.A.Q. ?

Não consigo obter acesso à rede sem fios: o que faço?

Se não obtiver o acesso à rede sem fios depois de:

  • actualizar os drivers da placa de rede sem fios
  • instalar as actualizações necessárias do Windows

siga os passos nesta página para tentar eliminar o problema.

 

Para que serve o certificado que tenho de instalar?

O certificado é um método de resguardo para o cliente de rede sem fios. Quando este se liga a um Ponto de acesso sem fios tem início um processo de autenticação com base no certificado. Este processo faz o cliente de rede sem fios assegura-se que a rede a que este se liga pertence realmente ao e-U. Deste modo o cliente de rede sem fios com um certificado instalado, tem sempre a certeza que fica ligado a um ponto de acesso válido e não um outro qualquer pirata com o intuito de furtar palavras-chave.

 

Porque é que a minha placa, que funciona bem em casa e nos Hotspots, não funciona no IPL (e-U)? 

Os pontos de acesso do campus do IPL  têm de obedecer a normas de segurança regulamentadas no projecto e-U. Na maior parte das vezes essas normas de segurança  não são as vulgares e inseguras utilizadas nos Hotspots da Netcabo nem em casas domésticas. O método utilizado para estabelecer uma ligação de rede sem fios no campus do IPL é o mais seguro possível comummente praticável. Como estas normas se fundamentam em moldes recentemente desenvolvidos e divulgados, é normal muitas das placas de rede sem fios não utilizarem os procedimentos mais recentes. É por este facto que é necessário fazer a actualização dos drivers da placa de rede sem fios para o mais recente possível, de modo a que as últimas normas sejam utilizadas.

 

Porque é que só preciso inserir o meu login/password uma vez?

Após o primeiro sucesso de autenticação na rede sem fios, o sistema operativo Windows XP, armazena automaticamente as credenciais (login/password) da conta. Nos acessos seguintes o login e password não voltam a ser pedidos. Se quiser alterar o seu login/password pode executar este ficheiro para limpar as credenciais da cache do registo do Windows XP.

Para mais informações pode consultar aqui.

 

A minha ligação está sempre a “cair” porquê?

Existem vários motivos possíveis para a ligação à rede sem fios sofrer interrupções (“cair”):

  • O sinal no local onde está é fraco ou a quantidade de ruído próxima da do sinal o que faz com que frequentemente o equipamento do utilizador deixe de conseguir comunicar com o ponto de acesso de rede sem fios (AP) a que está ligado e reinicie a procura de outro AP que o consiga servir em melhores condições.
  • Possível solução: tente deslocar-se para um local mais próximo ou com melhor linha de vista para um AP (por vezes basta a deslocação de 1m para resolver o problema). Se estiver a utilizar um placa de rede sem fios de segunda geração (norma IEEE802.11b de 11Mbit/s) e tiver a alternativa de usar uma de terceira geração (norma IEEE802.11g de 54Mbit/s), use a segunda pois estas são mais sensíveis ao sinal e mais imunes ao ruído, proporcionando tipicamente melhor conectividade.
  • O software que controla a placa de rede sem fios (“driver”) não consegue manter a ligação estável, a quantidade de aplicações que as máquinas hoje em dias possuem é imensa e por vezes determinadas combinações de aplicações interferem com o funcionamento do “driver” da placa de rede sem fios ou este tem erros de programação que o levam a frequentemente interagir erroneamente com o restante software/hardware provocando esta situação.
  • Possível solução: Actualize o “driver” da placa de rede sem fios, colocando a versão mais recente que se encontre no “site” do fabricante do portátil ou da placa de rede sem fios (o que vem tipicamente num CD com a placa de rede sem fios é quase sempre desactualizado).
  • A sua placa de rede sem fios está a usar uma técnica de poupança de energia (power save) que a faz desligar-se periodicamente, dessincronizando-se do AP e deixa de conseguir comunicar.
  • Possível solução: Desligue a poupança de energia na placa de rede sem fios.
  • A rede sem fios está com algum problema. Apesar de pouco frequentes estes problemas costumam estar, ao contrário do que possa parecer natural, não nos AP, mas no sistema de autenticação dos utilizadores no sistema e é facilmente identificável por causar uma degradação do serviço em simultâneo a todos os utilizadores. Um bom indicador deste tipo de problemas é a análise estatística ao longo dos dias dos tempos máximos/médios de sessão.
  • Possível solução: Alertar a gestão da rede para a degradação do serviço, indicando o máximo de detalhes possíveis: onde, quando, o email dos utilizadores que partilham do problema, etc.
  • A existência de sistemas que partilhem a mesma banda que a rede sem fios (~2,4GHz) que estejam nas proximidades ou radiem elevados níveis de potência, sendo casos mais frequentes disto: Fornos Microondas, equipamentos Bluetooth (especialmente Classe 1 de elevada potência), telefones/microfones sem fios, emissores de sinal de TV (video senders), outros equipamentos de rede sem fios a operarem em modo autónomo (ad-hoc) ou fora do controlo/coordenação dos nossos serviços.
  • Possível solução: Procurar equipamentos desta natureza nas proximidades, avisar o responsáveis por estes e em simultâneo os nossos serviços.

 

Que equipamentos Wireless posso usar nas áreas dos pólos do IPL?

Para salvaguardar o bom funcionamento da infra-estrutura de rede sem fios (e-U) nas áreas dos campus pertencentes às escolas e serviços do IPL são impostas as seguintes regras ao uso de equipamentos que partilhem a gama de frequências por esta usada:

Equipamentos excluídos das limitações:

Todos os equipamentos que operem fora das bandas ISM dos 2,4GHz e 5Ghz e cujo uso esteja legalizado pela ANACOM

De entre os que operam nestas gamas de frequência:

Equipamentos certificados Bluetooth classe II (baixa potência)

Fornos Microondas que cumpram as normas que limitam as emissões rádio destes

Placas de rede sem fios certificadas para o funcionamento segundo as normas IEEE802.11a, IEEE802.11b e IEEE802.11g e que operem no modo coordenado (não ad-hoc) com a infra-estrutura oficial de rede sem fios e-U.

Pontos de acesso de rede sem fios usados para fins de laboratório de redes, operando com a potência máxima de 0dBm (1mW), em frequência oficialmente aprovada para o fim e local e usando um nome (ESSID) claramente identificado pelo prefixo “EXPERIMENTAL-SRCDLABS-“.

Equipamentos já identificados e que não podem ser usados:Placas de rede sem fios certificadas para o funcionamento segundo as normas IEEE802.11a, IEEE802.11b e IEEE802.11g e que operem no modo ad-hocPontos de acesso de rede sem fios (APs) não pertencentes à infra-estrutura oficial e-UEquipamentos Bluetooth classe I (alta potência)

Podem ser criadas excepções a estas regras, desde que exista um pedido oficial para tal dirigido aos serviços centrais do IPL com a devida fundamentação, que obtenha parecer positivo e operando nos moldes acordados.

Nota: Regras de orientação, de oficialização dependente da ratificação pelos serviços centrais do IPL, escolas e serviços deste.

 

Ao tentar instalar o certificado aparece-me como inválido, porquê?

Esta situação está frequentemente relacionada com a data do sistema operativo. Verificar se a data do sistema é a correcta ou se está dentro da janela temporal para a qual o certificado é válido.