Instabilidade grave de rede com quebra de serviços (dia 27/09)

Entre as 14:11 e as 14:58 de ontem ocorreu uma instabilidade grave de conectividade que afetou praticamente todos os pólos do IPL.

O problema foi originado pela introdução na infraestrutura de um equipamento que para além de possuir uma configuração inesperada de origem com a proteção de “loops” de tráfego inativa, tinha em simultâneo um módulo de transmissão com avaria que provocava o “loop” (realimentação circular de tráfego).

A inundação de tráfego gerada por esta situação num troço de rede em que se encontravam ligados diversos equipamentos centrais da rede levou a que muitos deles se revelassem incapazes de lidar devidamente com a quantidade e natureza deste (predominantemente broadcast e multicast) e deixassem de realizar as suas funções essenciais.

Apesar de de imediato os nossos serviços terem tentado identificar e resolver o problema, a resolução revelou-se morosa dado o estado atual da rede em mutação entre a antiga estrutura e a nova que se está a construir, com muitas ligações em estado temporário de desvio de tráfego para permitir obras em pontos críticos; bem como a ocorrência à altura de três ações de manutenção na rede que dificultaram a identificação.

Lamentamos o incómodo causado e faremos o que estiver ao nosso alcance para minorar a ocorrência destas situações e manter o excelente nível de operacionalidade da rede que só teve problema de dimensão comparável em Março de 2017 em consequência de cortes de energia elétrica no campus de Benfica.

Nota: Foi remetido ao fabricante relatório relativo aos problemas identificados no equipamento que originou a situação.

Posted in Notícias.