Limites no sistema de e-mail

No envio de mensagens:

Volume dos envios:

• Cada mensagem pode ter uma dimensão total de 43MB. Tendo em conta que os anexos sofrem uma expansão de 4/3 ao serem incluídas num email (devido à codificação MIME/BASE64), o conjunto dos anexos incluído da mensagem não pode ser superior a 32MB (32 x 4 / 3 ~= 43MB)
  • Cada mensagem individual pode conter até 200 destinatários, devendo a aplicação cliente, quando receber indicação do servidor que o limite foi atingido, completar o envio da mensagem e gerar nova mensagem idêntica com os destinatários em falta.
  • O volume de tráfego resultante de cada mensagem não pode ser superior a 100MB, isto é, uma mensagem de 10MB pode conter no máximo 10 destinatários.

Ritmo dos envios:

• Se o envio for realizado do exterior das redes do IPL (não usando VPNIntra ou equivalente), cada utilizador do sistema pode enviar para até 100 destinatários em cada período de 3 horas. Para os envios realizados nas redes internas (incluindo VPNIntra) o limite é de 200 destinatários a cada 6 horas.
  • Os utilizadores que possuam exceção de volume de mensagens ativo (com a aprovação da direção da escola/serviço), poderão realizar envios para a quantidade de destinatários que foi acordada, sendo os períodos de contagem de 2 horas.
  • O sistema limita (sem exceção), a submissão de até 10 mensagens por segundo.
  • Os envios não autenticados (de serviços a que tal seja ainda permitido), são limitados ao envio de um máximo de 1000 mensagens por destinatário, por hora.
  • Cada servidor exterior (IP) pode enviar, sem penalização, até 100 mensagens por hora para o e-mail do IPL. Excedido o limite, cada aceitação de mensagem passa a ser atrasada de um tempo proporcional ao excesso.

Listas de distribuição:

• Os envios realizados através do sistema de listas de distribuição são limitados à dimensão total de 1,4MB; pelos motivos acima referidos, o conjunto dos anexos da mensagem não pode ser superior a 1MB
  • As listas em geral, para conformidade RGPD, são impedidas de enviar mensagens diretamente para endereços não institucionais (terminados em .ipl.pt), exceto se o destinatário deu consentimento para o envio em https://info.net.ipl.pt/consentimento/
  • Algumas listas de distribuição, por exigência legal que se sobrepõe ao RGPD, podem enviar sem serem sujeitas à filtragem de consentimentos.

No armazenamento de mensagens:

• As caixas de correio criadas possuem, por omissão, uma capacidade para armazenamento de 2GiB (DEFAULT) de mensagens.
  • O utilizador poderá a qualquer momento aceder à sua área de “Painel de Controlo” e realizar o aumento de capacidade para 8GiB (GERAL).
  • Os gestores de e-mail poderão realizar o incremento de capacidade para o nível acima, de 12GiB (MAIS).
  • O DSIC, por pedido do utilizador e com a concordância da direção da escola/serviço, poderá aumentar a capacidade para o nível máximo de 24GiB (EXTRA).
  • Os valores acima indicados sofrem, de tempos a tempos, revisão proporcional, ponderada entre o solicitado pela comunidade e os recursos disponíveis.

À data (Outubro de 2020), o sistema armazena 4,2TiB sobre um sistema de elevada disponibilidade RAID5, esta capacidade está em simultâneo cativa noutra unidade de armazenamento/servidor que desempenha a função de salvaguarda “online”. O processo de replicação demora tipicamente 4h. O processo de backup total externo demora cerca de 33h.