Manutenção com possível falha de serviços, sexta-feira, dia 8

Encontra-se prevista para a manhã de dia 8 de Maio (sexta-feira), a realização de trabalhos de manutenção ao posto de transformação de energia elétrica que alimenta a Escola Superior de Educação (ESELx) e anexos.

Estando um dos nossos (DSIC) polos operacionais localizados num edifício servido por este equipamento, será de esperar risco de impacto nos serviços disponibilizados quer ao campus quer a toda a restante comunidade seja nos restantes polos do IPL, seja os que estão a realizar acesso remoto a recursos que dependam das infraestruturas afetadas.

Realizamos nos últimos dias uma significativa relocalização de todos os recursos (servidores) suportados por virtualização com a transferência de alguns para servidores existentes na Escola Superior de Tecnologias da Saúde (ESTeSL) e outros para o polo operacional localizado no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Alguns serviços pela dependência de recursos locais de hardware ou conectividade não poderão ser relocalizados e serão provavelmente interrompidos durante algum tempo.

Estimamos que se o período de falha de fornecimento de energia for inferior a 30 minutos, a unidade de alimentação ininterrupta (UPS) existente no local possa suportar os recursos ativos sem que ocorra qualquer falha.

Ocorrendo o esgotamento da UPS os serviços que prevemos sejam afetados serão:

• Conectividade ESCS, ESML, ESELx, SAS, GRIMA, FAIPL, COB, Segurança do campus – Ficará inoperacional
  • Conectividade SP, ESTeSL e ESTC – Ficará sem ligação alternativa caso a principal falhe.
  • Rede sem fios “eduroam” – Falha de serviço em todos os campus do IPL, exceto ISEL que é servido por outro equipamento.
  • Acesso remoto a VPNs Intra, BON, MGMT, NET100 e SIBS – Alguns completamente inoperacionais, outros funcionarão a 50% da capacidade com falhas nas ligações.
  • Sistema de resolução de nomes DNS – O acesso a todos os serviços ficará lento sempre que o pedido for realizado ao servidor existente no local, podendo ocorrer falhas na entrega de mensagens de email.
  • Sistema de atribuição de endereçamento de rede DHCP  – Algumas máquinas nas redes internas poderão perder conectividade
  • Conectividade principal de IPv6 – O serviço ficará parcialmente inoperacional.
  • Conectividade secundária IPv4 – Ficaremos sem “backup” caso a ligação principal à Internet falhar.
  • Autenticação no acesso à computadores pessoais (AD.IPL.PT) – O acesso a estes serviços ficará mais lento por este não responder, podendo ocorrer falhas em alguns acessos.
  • Backups – Não será realizada a salvaguarda de ficheiros que depende dos servidores de armazenamento lá localizados.
Posted in Notícias.