Medidas de segurança no redirecionamento externo de e-mail

Tendo recentemente ocorrido um incidente de segurança originado pelo reencaminhamento de mensagens de uma conta de correio institucional para uma conta externa e, criando tais redirecionamentos situações pouco claras de conformidade RGPD nos casos em que contas por onde circulam dados pessoais da comunidade são redirecionadas para fornecedores externos (tipicamente internacionais) sem que exista compromisso destes do cumprimento da dita legislação.

Será brevemente implementada uma política estrita relativa de encaminhamentos de mensagens para contas exteriores.

• As contas de aluno com o padrão @alunos.*.ipl.pt não são afetadas por esta alteração, permanecendo os redirecionamentos em funcionamento como até agora.
  • Todas as restantes contas só poderão redirecionar parte ou a totalidade das mensagens recebidas para outras contas institucionais das escolas e serviços do IPL.
  • Até findo o período transitório, somente as contas já com redirecionamento em funcionamento terão o comportamento mantido.
  • Após o período transitório, os redirecionamentos deixarão de funcionar e as mensagens anteriormente reencaminhadas passam a ser depositadas na caixa de entrada da conta.

Oportunamente será comunicada formalmente esta informação e detalhes adicionais pela direção do IPL.

Posted in Uncategorised and tagged , .