Videoconferência Colibri (atualização de 14/03/2019)

O COLIBRI (Ambiente Colaborativo Multimédia – https://colibri.fccn.pt) tem sido uma ferramenta muito usada pela comunidade científica e de ensino superior.
No contexto atual de crise de saúde pública, com medidas de teletrabalho e aulas a distância, teve um incremento exponencial de utilização e passou a ser crítica.
Como tal, temos vindo a aumentar significativamente o nº de licenças “Pro” para reuniões simultâneas, adaptando às necessidades crescentes da comunidade. O uso dessas licenças só é necessário para o “dono” de uma reunião/aula e não para os participantes, que podem ser até 300 por reunião. Temos verificado no entanto que, muitos utilizadores fazem login para assistir a reuniões/aulas, gastando licenças que depois são realmente necessárias para quem quer marcar novas reuniões.
A utilização média do serviço antes deste período excecional era de 210 reuniões diárias com 1.990 utilizadores.
Ontem dia 12 de março registámos: 3.574 reuniões e 58.552 utilizadores num só dia.
Estes valores continuam a aumentar.
Por forma a preservar a disponibilidade do serviço, tomámos a seguinte medida durante este período de emergência: não atribuir licenças “Pro” a alunos, ficando estas restritas para Professores e Staff das entidades. Algumas notas em relação a esta medida:
– A identificação do perfil para esta decisão, será baseada na informação de autenticação federada que nos chega de cada entidade, de acordo com protocolo assinado deste serviço..
– Os alunos poderão continuar a marcar reuniões, mas em modo “básico” com um limite de 40 minutos.
– Se houver alunos que precisam mesmo de marcar sessões “Pro” sem limitações, terão de pedir a alguém do Staff ou Professores da sua entidade de ensino.
Adicionalmente tivemos de tomar outra medida de contingência, devido ao preenchimento da base de dados global de utilizadores, foi necessário remover alguns dos registos. Esta medida é inócua para os utilizadores em termos de acesso à plataforma, mas em raros casos podem ser limpas sessões previamente agendadas com alguma antecedência. Pedimos que antes das sessões verifiquem o agendamento das mesmas.
Relembramos que têm serviços complementares à disposição como o VideoCastEducast e Nau, para apoio ao ensino a distância.
Estamos a dar o nosso melhor e agradecemos a compreensão para qualquer flutuação dos serviços nestes tempos excecionais.
Obrigado,
A equipa do COLIBRI
[transcrição de email de divulgação da FCCN-FCT]
Posted in ServiçosFCCN and tagged , .