VPN windows 10 problemas ligação (WAN Miniport)

O DSIC não se responsabiliza pelo procedimento desta página, pois isto poderá trazer outros problemas e não garante a resolução do problema.

Este guia aplica-se apenas para casos em Microsoft Windows 10, em que a VPNIntra estaria a funcionar sem problemas e, inesperadamente a ligação passa a falhar reportando a mensagem abaixo.
Normalmente este erro aparece após uma atualização do Microsoft Windows 10 ou uma resolução de problemas do Microsoft Windows (relacionado com rede). A mensagem aparece sempre em inglês independentemente do idioma do Windows.

A connection to the remote computer could not be established. You might need to change the network settings for this connection

Nota interna: Do lado do servidor o comportamento destes clientes é ligação com sucesso e terminação da ligação logo de seguida a pedido do equipamento cliente.

Procedimento: (Tem de ser executado com um utilizador com privilégios de administrador)
0- Desligar e ligar o computador, tentar ligar a VPN, se obtiver o mesmo erro referido a cima, continuar.

1- Aceder ao “device manager” (gestor de dispositivos);
Para isto pode carregar no menu iniciar , e começar a escrever “device manager” ou “gestor de dispositivos”, ver imagem 1.

Menu iniciar
Imagem 1- Menu iniciar

2- No “device manager” ir ao separador “Network adapters” (“Placas de rede” ou “adaptadores de rede”), expandir separador, ver imagem 2.

device manager
Imagem 2- device manager

3- Desinstalar todos os WAN Miniport, um a um, carregando com o botão do lado direito em cima deles e carregar desinstalar. (Atenção só desinstalar os começados com WAN Miniport), ver imagem 3.1 e 3.2.

Wan Miniports
Imagem 3.1 – Wan Miniports

Wan Miniports uninstall device
Imagem 3.2 – Wan Miniports uninstall device

4- Correr o “scan for hardware changes” (“verificar se há alterações de hardware”), para tal, clicar com o botão do lado direito do rato em cima do “Network adapters” (“Placas de rede” ou “adaptadores de rede”), ver imagem 4.

Scan for hardwarew changes
Imagem 4- Scan for hardware changes

5- Após o passo 4 as WAN Miniports devem reaparecer, e deve de ser possível voltar a ligar a VPN sem problemas.

6- Tentar ligar VPN, se o procedimento ocorreu com sucesso deverá ter as WAN Miniport do passo 5 e deverá conseguir se ligar a VPN sem a mensagem referida no inicio da página.

FIM