Configuração manual de uma VPN para Windows 7 / 8 / 10 em modo SSTP/IKEv2 (automático)

1 – Criar uma ligação VPN

Selecionar o botão Iniciar, depois Definições  > Rede e Internet  > VPN > Adicionar uma ligação VPN.

• Para Fornecedor de VPN, escolha Windows (incorporado).
  • Na caixa Nome da ligação, introduza um nome que possa reconhecer (por exemplo, “VPN B-On”, “VPN Net100” ou “VPN Intra”)
  • Na caixa Nome ou endereço do servidor, introduza o endereço do servidor VPN
    Conforme a VPN pretendida, respetivamente: “bon.vpn.net.ipl.pt”,”net100.vpn.net.ipl.pt” ou “intra.vpn.net.ipl.pt” (como na tabela em baixo).
VPN providerConnection nameServer name or addressVPN type
Windows (built-in)VPN Intraintra.vpn.net.ipl.ptAutomatic
Windows (built-in)NET100net100.vpn.net.ipl.ptAutomatic
  • Para Tipo de VPN, escolha Automatic para que a seleção seja automática baseada na melhor solução disponível.
  • Para Tipo de informações de início de sessão, escolha o tipo de informações de início de sessão (ou credenciais) a utilizar. O nome de utilizador é o endereço de correio eletrónico completo do IPL e a respetiva palavra-passe.
  • Selecione Guardar.

2 – A ligação está pronta a ser utilizada:

1. Na extremidade direita da barra de tarefas, selecione o ícone da Rede.
  2. Selecione a ligação VPN que pretende utilizar e, em seguida, efetue um dos seguintes procedimentos, consoante o que acontecer quando seleciona a ligação VPN:
    • Se o botão Ligar aparecer por baixo da ligação VPN, selecione Ligar.
    • Se a opção VPN em Definições abrir, selecione a ligação VPN e, em seguida, selecione Ligar.
  3. Se lhe for solicitado, introduza o nome de utilizador e a palavra-passe ou outras informações de início de sessão.

Quando a ligação estiver estabelecida, será apresentada a palavra Ligado sob o nome da ligação VPN. Para ver se está ligado à VPN enquanto efetua outras atividades no PC, selecione o ícone de Rede ( ou ) na extremidade direita da barra de tarefas e verifique se o nome da ligação VPN apresenta o estado Ligado.

Notas acerca dos diferentes sistemas de VPN disponibilizados:

VPNIntra – Acesso a recursos internos a partir da Internet.

Net100 – Acesso não filtrado à Internet (para uso dentro do IPL).