e-U/eduroam

“e-U” o que é?

A “e-U” (Universidade electrónica), é uma iniciativa lançada pelo Governo, que envolve Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis (dentro e fora da Universidade), para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentiva e facilita a produção, acesso e partilha de Conhecimento.

O que proporciona?

Através de uma rede sem fios, que permite a transmissão de dados em banda larga, será possível ter acesso a aulas, artigos, trabalhos, notas, serviços, internet e muito mais. Tudo isto, com um PC portátil e a partir de qualquer ponto do campus universitário e disponível para professores e alunos.

Com a “e-U”, a tua universidade vai estar acessível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A inovação

É por tudo isto e muito mais que a iniciativa “e-U” é uma experiência inovadora a nível mundial e está a ser apresentada como exemplo europeu da utilização do conceito de mobilidade nos meios académicos. Portugal é o primeiro país a criar, nesta escala, uma rede integrada WI-FI em todo o Ensino Superior. Empresas como a Intel, Cisco ou Microsoft estão a apresentar mundialmente o case study português.

eduroam

Para compatibilidade com as redes académicas internacionais da iniciativa eduroam a rede e-U estão a ser alterados os parâmetros técnicos do acesso durante os meses de Setembro e Outubro.